DPES

“A Universidade é chamada a ser a casa onde se procura a verdade da pessoa humana. (…) O caminho para a verdade completa empenha o ser humano na sua integralidade: é um caminho da inteligência e do amor, da razão e da fé. Não podemos avançar no conhecimento de algo, se não nos mover o amor; nem tampouco amar uma coisa em que não vemos racionalidade; porque «não aparece a inteligência e depois o amor: há o amor rico de inteligência e a inteligência cheia de amor» (Caritas in veritate, 30). Se estão unidos a verdade e o bem, estão-no igualmente o conhecimento e o amor. Desta unidade deriva a coerência de vida e pensamento, a exemplaridade que se exige de todo o bom educador.”

PAPA BENTO XVI, NO ENCONTRO COM JOVENS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Basílica do Mosteiro de São Lourenço do Escorial, 19 de Agosto de 2011

Em 2007 foi criado o Departamento da Pastoral do Ensino Superior sediado no Edifício da Universidade do Campus da Penteada, com uma sala partilhada no piso 0. No ano de 2014 foi aberto a um espaço de reflexão e espiritualidade, no piso -1. No ano de 2016 foi assinado o protocolo que cria o Departamento da Pastoral do Ensino Superior na Universidade da Madeira como organismo pertencente ao Departamento da Pastoral do Ensino Superior da Diocese do Funchal localizado na Universidade da Madeira.

O trabalho desenvolvido pelos participantes deste departamento centra-se na missão de contribuir conjuntamente com os restantes departamentos, para a formação integral de alunos, docentes e funcionários acrescentando à razão a dimensão da fé e ao individualismo o dinamismo comunitário de uma comunidade cristã.

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar