UMa Intervenção

A Carta Universia Rio 2014 recomenda que existam nas Universidades programas de “Cooperação Social e Voluntariado a serem desenvolvidos pelas universidades, com visibilidade no Universia, para alavancar ações sociais em colaboração com as instâncias públicas, as empresas e os demais agentes sociais e fortalecer o compromisso social da comunidade universitária”.

As Linhas Orientadoras da Pastoral do Ensino Superior em Portugal declaram que “É necessário ainda envolver articuladamente estudantes, docentes, funcionários e investigadores, sublinhando as consequências sociais, culturais, políticas, económicas e religiosas, que se apontam como desafios à criação de projetos e ideias, como o voluntariado, a entreajuda, a solidariedade e o associativismo”.

Enquadrado nestas luas linhas de acção, surgiu o UMa Intervenção, um projeto de voluntariado social, que tem sido realizado numa zona específica e limitada do Funchal, da iniciativa do DPES, em ligação com a direção autárquica local, implicando alguns departamentos da Universidade (Engenharia Civil e Escola Superior de Enfermagem) e outros parceiros.

O seu objetivo é promover as necessidades de uma população específica em termos de a ajudar a responder às suas carências básicas de habitação, saúde e cultura.

O projeto visa igualmente promover a associação e a interajuda dentro dessa população conduzindo a uma maior capacidade de resolução independente e sustentável dos seus problemas.

Anúncios